Pular para o conteúdo

As 10 regras da lipo segura comentadas por Dr.Fábio

16/08/2010

Comentários do Dr. Fábio a respeito da matéria da revista Veja Ed 2176.

1- O médico:

Ítem fundamental, de todos o mais inportante.
A escolha deve recair sobre o profissional especializado e treinado para fazer o tipo de intervenção em questão. “Cirurgia plástica é com Cirurgião Plástico”. O cirurgião plástico para receber o título de especialista e registrá-lo no CRM (Conselho Regional de Medicina) deve possuir:

  • Diploma de médico – Curso de medicina (duração de 6 anos);
  • Residência Médica ou Pós graduação em Cirurgia Geral (duração de 2 a 3 anos);
  • Residência médica ou Pós graduação em Cirurgia Plástica (duração de 3 anos);

Só após este periodo de estudo e treinamento o profissional poderá se tornar um Cirurgião Plástico.
Na dúvida, consulte o Conselho Regional de Medicina do seu estado e confira se o médico que você deseja se consultar está inscrito como cirurgião plástico, ainda poderá consultar a Sociedade Brasiliera de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br ) com o mesmo fim.

2- Experiência de outros pacientes:

Busque informações com outras pessoas que foram atendidas por este médico, quanto a seu trabalho, atendimento, ambiente, conduta ética, seriedade, local onde foram operadas, resultados, se o indicariam para outras pessoas e etc;
Se não conhecer ninguém que tenha sido atendido pelo cirurgião que você procurou, busque uma segunda opinião com cirurgiões renomados e compare.

3- Hospital:

A lipoaspiração não é um procedimento simples. Necessita de treinamento e preparo do médico, de sua equipe e do local onde será realizada.
Tanto o hospital ou a clínica escolhidos devem ter equipe de anestesiologistas, enfermagem e equipamentos que possibilitem oferecer segurança aos pacientes no procedimento em questão. Na medicina é importante dar ênfase à prevenção das complicações, para isso existe a avaliação e o preparo pré-operatório, que deve ser rigorosamente seguido.
A situação de ter ou não UTI dentro do hospital deve ser avaliada com critério, pois é o profissional da anestesiologia quem assiste ao paciente durante e logo após o procedimento cirúrgico, não é a UTI quem presta este serviço, daí um centro cirúrgico bem equipado e com profissionais com experiência neste setor é quem garantirão, junto da equipe cirúrgica, um atendimento de excelência ao paciente.

4- A indicação:

Não acredite em milagres. A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e como tal, tem indicações precisas, onde só um cirurgião plástico poderá avaliar cada caso.
Não substitui, em hipótese alguma, a dieta saudável e/ou a atividade física, mas as complementa. É para tratamento de gordura localizada ou mal distribuída. Não  serve para emagrecimento. Tem percentual máximo de segurança para ser removido em gordura.

5- Exames pré-operatórios:

Como é um procedimento cirúrgico, necessita de avaliação pré-operatória com exames de sangue, exames de imagem, e cardiológico, além dos casos de excessão onde outros exames e pareceres serão também necessários. É a fase de pesquisa da saúde do paciente e onde podemos identificar fatores que possam causar risco à saúde ou até a vida dos mesmos. Fundamental uma investigação pré-operatória bem feita.

6 e 7- Cuidados pós-operatórios:

Tão importante quanto a prevenção possível de se fazer na investigação pré-operatória são os cuidados que se deve ter após a lipoaspiração para obter os melhores resultados
Estes cuidados são locais (uso de modeladores, drenagens linfáticas),  comportamentais (cuidados e orientações quanto aos movimentos e posições) e gerais (alimentação adequada e mudanças de hábito).
As revisões nas datas corretas são fundamentais para o acompanhamento dos resultados.

8, 9 e 10 -Tempo de cirurgia:

Não deve ser longo demais, para isso somam-se experiência e habilidade do cirurgião. A cirurgia deve durar sempre o menor tempo possível.
“É imprescindível que não tenhamos pressa, mas é fundamental que não percamos tempo” .
O trabalho em equipe possibilita a otimização do tempo cirúrgico, pois a cirurgia quando tem uma equipe entrosada ganha entre 30 a 40% de tempo em relação àqueles que trabalham sem equipe ou equipes desentrosadas, sem sistematização da cirúrgia.
No centro cirúrgico todos devem “falar uma mesma linguagem”, todos devem saber qual sua posição, o que se espera dela e fazer sempre o melhor, pois certamente fará diferença para aquele paciente que está alí. O trabalho sincrônico do anestesiologista com a equipe cirúrgica é que dá suporte e segurança ao paciente, para que a equipe  trabalhe com tranquilidade, sem correr riscos desnecessários.
O local de trabalho, clínica ou hospital, deve fornecer toda a estrutura para que esta “orquestra funcione em uníssono”.
As áreas a serem lipoaspiradas, o volume de gordura removido, e os demais cuidados relacionados ao procedimento, devem ser previamente reforçados antes da cirurgia para que no dia desta o paciente possa estar o mais seguro possível.

Conclusão:

Tenha paciência e critério na escolha de seu cirurgião;
Cuidado com lipoaspiração e demais procedimentos cirúrgicos com baixo custo, certamente alguma coisa importante  esta sendo “substituída” ou descartada e  que não dará o mesmo resultado, pois em todo o mundo a medicina tem custo médio a alto.
Procure informação de qualidade, seja com pacientes em que você confie e que já foram operados ou no site www.cirurgiaplastica.org.br

No comments yet

Deixe um comentário